quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Coisas que deves saber : Secundário

Bom, mais um ano letivo começou para muitos e para outros tantos ainda se vai iniciar. Ainda me lembro quando foi a minha vez de ir para o 10º ano. Estava tão nervosa e em pulgas, até porque ia para uma escola nova e estava sedenta de conhecer novas pessoas e aprender novas coisas. O meu percurso de secundário teve os seus altos e baixos mas não deixo de ter grandes memórias e até já sinto saudades de lá.
Infelizmente, não gostei de algumas disciplinas principais da área que escolhi e isso teve consequências no meu futuro. Mas também tive tantas outras que me encheram os dias e que até me dava prazer de estudar e aprender.
Aqui deixo-vos algumas dicas para quem iniciou este o secundário, se bem que isto serve até ao 12º ano.

1.       Não “adormeças “- O que quero dizer é que logo desde inicio precisas de te focar e tirares boas notas. Até ao 9º ano andaram a dar-te bases mas agora é que começa a sério. Quando chegares ao 12º ano vais arrepender-te e desejares voltares atrás para puderes melhorar as notas. Tudo conta e as décimas e as médias contam muito. Por isso não faças como acontece a muitos alunos, que andam um ano a achar que tem tudo controlado e como é tudo novo, andam meio perdidos.

2.       Tira o máximo de apontamentos nas aulas – Infelizmente, só aprendi a fazer isto no final do 11º ano e foi um erro. Contudo assim que aprendi a apontar o que os professores diziam nas aulas, coisas que passavam no slides e coisas que eles por vezes escreviam no quadro, tudo passou a ser mais fácil, e passei a ter muito mais conteúdo para os meus estudos.

3.       Não precisas estudar todos os dias, todas as disciplinas que tens: Aprende é muito difícil fazer isso, até porque são demasiadas disciplinas para estudar um só dia, e isso de estudar 30 minutos cada disciplina não funciona comigo porque sinto que estou sempre apressada porque tenho de passar à seguinte. O que tens de fazer é o passo seguinte

4.       Organiza a tua vida e os teus estudos: Se te organizares tudo será muito melhor. No início podes tirar um pouco do teu tempo para estudares 1 ou 2 disciplinas que aches que tiveste mais dúvidas durante o dia.

5.       Começa logo a fazer apontamentos em casa: Disciplinas em que temos de fazer muitos apontamentos (eu tive dessas), um conselho enorme que dou é ir logo fazendo apontamentos sempre que tiveres a disciplina. Desta maneira quando chegar a altura dos testes, já terás tudo feito e organizado e é só ler, compreender e marrar.

6.       Pergunta, se achares necessário: Se tiveres dúvidas nalguma parte da matéria, ou não perceberes alguma coisa não hesites em perguntar. Muitas vezes deixei-me ficar com dúvidas por causa da timidez ou de ter medo de dizer a coisa errada. Esquece, se é uma dúvida que aches que não consegues resolver, fá-la. Se não te sentires à vontade para perguntar em frente da tua turma, pergunta no final da aula com o professor da disciplina. Mas lembra-te que muitas vezes as tuas dúvidas, são as dúvidas dos outros.

7.       Explicações: Se vires que alguma disciplina, não está a resultar ,ou que estás a ter resultados não tão bons, não esperes pelo o ano seguinte ou até mesmo pelo 12º ano. Vai logo para uma explicação se conseguires, se não tiveres essa disponibilidade, tenta ir ao apoio que a tua escola te fornece dessa disciplina. Atenção: muitos professores dão bastante valor a quem vai aos apoios. Por ires ao apoio não significa que és pior que os outros, muitas vezes só demonstra que estás interessado em evoluir e que queres melhorar os teus resultados.
São estas algumas dicas que vos dou, se gostarem mais deste tipo de post , deixem nos comentários e digam-me que tipo de sugestões / conselhos gostariam que desse. Se tiverem alguma dúvida, digam também.

7 comentários:

  1. Vou agora para o décimo ano e essas dicas (4 e 5) de estudo acho que me vão dar muito jeito. Não tinha pensado nisso até agora, mas parece ser uma grande ajuda. Qual foi a área que escolheste no Secundário?
    Graças ao teu comentário no meu blogue, vim parar aqui e gostei do teu cantinho por isso vou já seguir-te. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Grandes dicas. Qual é a tua área?

    ResponderEliminar
  3. Eu passei o Secundário todo na boa vida. Só estudava para matemática, nas outras bastava-me ler a matéria e estar atenta nas aulas. Depois quando vim para a universidade o caso mudou de figura: tive que começar a ter um método de estudo eficaz porque tinha os testes todos na mesma semana. No meu caso correu bem e nunca precisei de mais do que isto, mas há casos em que estar atenta não chega. Por isso é que acho que as tuas dicas são mesmo importantes :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei, dicas milagrosas ehehe
    Segui o teu blog, tudo de bom para ti :D
    Clica para ver o meu último post.

    ResponderEliminar
  5. R: Espero que consigas ir.
    Eu também escolhi o mesmo que tu.
    Muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  6. Desejo-te muito boa sorte com as tuas aulas,tudo de bom para ti,fica bem,eu te desejo um excelente fim-de-semana!!

    ResponderEliminar
  7. R: eu também era para ir para a faculdade este ano, mas bom... cá vamos nós para mais 1 ano de secundário dar a volta a estas notas e subi-las.
    Agora se não te importas, tenho de ir para a escola xD ahah

    ResponderEliminar