quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Coisas que deves saber : Secundário

Bom, mais um ano letivo começou para muitos e para outros tantos ainda se vai iniciar. Ainda me lembro quando foi a minha vez de ir para o 10º ano. Estava tão nervosa e em pulgas, até porque ia para uma escola nova e estava sedenta de conhecer novas pessoas e aprender novas coisas. O meu percurso de secundário teve os seus altos e baixos mas não deixo de ter grandes memórias e até já sinto saudades de lá.
Infelizmente, não gostei de algumas disciplinas principais da área que escolhi e isso teve consequências no meu futuro. Mas também tive tantas outras que me encheram os dias e que até me dava prazer de estudar e aprender.
Aqui deixo-vos algumas dicas para quem iniciou este o secundário, se bem que isto serve até ao 12º ano.

1.       Não “adormeças “- O que quero dizer é que logo desde inicio precisas de te focar e tirares boas notas. Até ao 9º ano andaram a dar-te bases mas agora é que começa a sério. Quando chegares ao 12º ano vais arrepender-te e desejares voltares atrás para puderes melhorar as notas. Tudo conta e as décimas e as médias contam muito. Por isso não faças como acontece a muitos alunos, que andam um ano a achar que tem tudo controlado e como é tudo novo, andam meio perdidos.

2.       Tira o máximo de apontamentos nas aulas – Infelizmente, só aprendi a fazer isto no final do 11º ano e foi um erro. Contudo assim que aprendi a apontar o que os professores diziam nas aulas, coisas que passavam no slides e coisas que eles por vezes escreviam no quadro, tudo passou a ser mais fácil, e passei a ter muito mais conteúdo para os meus estudos.

3.       Não precisas estudar todos os dias, todas as disciplinas que tens: Aprende é muito difícil fazer isso, até porque são demasiadas disciplinas para estudar um só dia, e isso de estudar 30 minutos cada disciplina não funciona comigo porque sinto que estou sempre apressada porque tenho de passar à seguinte. O que tens de fazer é o passo seguinte

4.       Organiza a tua vida e os teus estudos: Se te organizares tudo será muito melhor. No início podes tirar um pouco do teu tempo para estudares 1 ou 2 disciplinas que aches que tiveste mais dúvidas durante o dia.

5.       Começa logo a fazer apontamentos em casa: Disciplinas em que temos de fazer muitos apontamentos (eu tive dessas), um conselho enorme que dou é ir logo fazendo apontamentos sempre que tiveres a disciplina. Desta maneira quando chegar a altura dos testes, já terás tudo feito e organizado e é só ler, compreender e marrar.

6.       Pergunta, se achares necessário: Se tiveres dúvidas nalguma parte da matéria, ou não perceberes alguma coisa não hesites em perguntar. Muitas vezes deixei-me ficar com dúvidas por causa da timidez ou de ter medo de dizer a coisa errada. Esquece, se é uma dúvida que aches que não consegues resolver, fá-la. Se não te sentires à vontade para perguntar em frente da tua turma, pergunta no final da aula com o professor da disciplina. Mas lembra-te que muitas vezes as tuas dúvidas, são as dúvidas dos outros.

7.       Explicações: Se vires que alguma disciplina, não está a resultar ,ou que estás a ter resultados não tão bons, não esperes pelo o ano seguinte ou até mesmo pelo 12º ano. Vai logo para uma explicação se conseguires, se não tiveres essa disponibilidade, tenta ir ao apoio que a tua escola te fornece dessa disciplina. Atenção: muitos professores dão bastante valor a quem vai aos apoios. Por ires ao apoio não significa que és pior que os outros, muitas vezes só demonstra que estás interessado em evoluir e que queres melhorar os teus resultados.
São estas algumas dicas que vos dou, se gostarem mais deste tipo de post , deixem nos comentários e digam-me que tipo de sugestões / conselhos gostariam que desse. Se tiverem alguma dúvida, digam também.

8 comentários:

  1. Vou agora para o décimo ano e essas dicas (4 e 5) de estudo acho que me vão dar muito jeito. Não tinha pensado nisso até agora, mas parece ser uma grande ajuda. Qual foi a área que escolheste no Secundário?
    Graças ao teu comentário no meu blogue, vim parar aqui e gostei do teu cantinho por isso vou já seguir-te. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Grandes dicas. Qual é a tua área?

    ResponderEliminar
  3. Eu passei o Secundário todo na boa vida. Só estudava para matemática, nas outras bastava-me ler a matéria e estar atenta nas aulas. Depois quando vim para a universidade o caso mudou de figura: tive que começar a ter um método de estudo eficaz porque tinha os testes todos na mesma semana. No meu caso correu bem e nunca precisei de mais do que isto, mas há casos em que estar atenta não chega. Por isso é que acho que as tuas dicas são mesmo importantes :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei, dicas milagrosas ehehe
    Segui o teu blog, tudo de bom para ti :D
    Clica para ver o meu último post.

    ResponderEliminar
  5. R: Espero que consigas ir.
    Eu também escolhi o mesmo que tu.
    Muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  6. Desejo-te muito boa sorte com as tuas aulas,tudo de bom para ti,fica bem,eu te desejo um excelente fim-de-semana!!

    ResponderEliminar
  7. R: eu também era para ir para a faculdade este ano, mas bom... cá vamos nós para mais 1 ano de secundário dar a volta a estas notas e subi-las.
    Agora se não te importas, tenho de ir para a escola xD ahah

    ResponderEliminar
  8. Me diagnosticaron cáncer de hígado en agosto de 2020. Un valioso amigo me habló del Dr. Itua Herbal Center en África Occidental. Ella me dio su número de teléfono y dirección de correo electrónico. Rápidamente me comuniqué con él para asegurarme de que sus medicinas a base de hierbas curarían mi cáncer y me curarían para siempre. Dije que está bien. Le pregunto cual es el proceso de curación, me pide que pague la tarifa que hice y dentro de los 7 días hábiles me envió el medicamento a base de hierbas y luego me preguntó. Le conté a mi amigo Gómez sobre el medicamento a base de hierbas que me dio. ve a beberlo Entonces, después de beber durante dos semanas, me curé, estoy muy agradecido y prometo que lo haré. Se lo recomiendo a cualquiera que tenga cáncer y lo que estoy haciendo. Medicina herbaria El Dr. Itua me lleva a creer que hay esperanza para las personas con enfermedad de Parkinson, leucemia, fibromialgia, epilepsia, diabetes, enfermedad celíaca, artritis, enfermedad de Alzheimer, lupus, carcinoma adrenocortical, asma, enfermedades alérgicas, VIH, enfermedad trofoblástica gestacional enfermedad, linfoma de Hodgkin, melanoma, mesotelioma, mieloma múltiple, tumores neuroendocrinos, enfermedad de Meniere, herpes, inflamación crónica, trastorno de la memoria,
    Aquí está su información de contacto...... [Correo electrónico... drituaherbalcenter@gmail.com. WhatsApp...+2348149277967]

    ResponderEliminar